Pular para o conteúdo principal

O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES; bem como os índices de emprego e desemprego de 2010 ao primeiro quadrimestre do ano de 2016.

O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES; bem como os índices de emprego e desemprego de 2010 ao primeiro quadrimestre do ano de 2016.

Mario Ramos Neto

Leia o artigo completo > PDF

Resumo

O texto apresenta um artigo que analisa a função social da cidade de Mogi das Cruzes a partir da relação entre crescimento populacional, mercado de trabalho e políticas públicas de emprego. Com base em pesquisa documental em fontes oficiais e acadêmicas, o estudo busca caracterizar a população economicamente ativa e não ativa do município, quantificar empresas, empregos, desemprego, contribuição previdenciária e carga horária de trabalho entre 2010 e o primeiro quadrimestre de 2016. O artigo conclui que os investimentos públicos existentes ainda são insuficientes para gerar postos de trabalho em quantidade adequada, indicando áreas de atuação do poder público que podem ser fortalecidas para promover mais emprego aos munícipes.


Palavras chaves: Crescimento, emprego, desemprego.

Referencias:

 

Brasil. Prefeitura de Mogi das Cruzes, Lei Orgânica do Município de Mogi das Cruzes de 1990 ATUALIZADA ATÉ EMENDA N° 08/07. Disponível em: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/governo/arquivos/LEI-ORGANICA.pdf. Acesso: 30 de maio de 2016

BRASIL. Prefeitura de Mogi das Cruzes. Sec. Desenvolvimento Econômico e Social, Missão, Disponível em: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/desenvolvimento/missao.php Acesso em: 27 mai. 2016.
BRASIL. Prefeitura de Mogi das Cruzes. LEI N 6 849 DE 30 DE OUTUBRO DE 2013, Disponível em: http://www.transparencia.pmmc.com.br/plano-plurianual Acesso em: 27 mai. 2016.

Brasil. Prefeitura de Mogi das Cruzes, LEI COMPLEMENTAR Nº 46, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006, Plano Diretor de Mogi das Cruzes. Disponível em: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/planejamento/arquivos/planodiretor.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2016.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 5 de outubro de 1988, CAPÍTULO II DA POLÍTICA URBANA, Artigo 182, p. 86 a 87. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 25 mai. 2016.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 5 de outubro de 1988, CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS, Artigo 2, p. 06. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 25 mai. 2016.

BRASIL. Ministério do Trabalho e previdência Social, Perfil dos Municípios. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php. Acesso 30 de mai. 2016.

BRASIL. IBEGE, Cidades e Municípios. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=353060&search=sao-paulo|mogi-das-cruzes. Acesso em: 27 abr. 2016.

BRASIL. DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 (Consolidação das Leis Trabalhistas), SEÇÃO II DA JORNADA DE TRABALHO, Artigo. 58, p. 9. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto­lei/Del5452.htm. Acesso em: 25 mai. 2016.

Bernardi, Jorge. A organização Municipal E A Politica Urbana. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2012.



Schiavinatto, Fabio. et al. Sistema de Indicadores de Percepção Social. 1. ed. Brasília: IPEA, 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISTA SOCIAIS APLICAS Vol. 01 - N° 01° / 01° quinz/12 Ano de 2025

  Matérias: CARTA DO EDITOR  Pag. 02 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DO BRASIL até o séc. XX     Pag. 03 O ENSINO PROFISSIONALIZANTE E SUA OFERTA PELA PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES    Pag. 05 SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS: sua introdução no planejamento público brasileiro   Pag. 13 O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES; bem como os índices de emprego e desemprego de 2010 ao primeiro quadrimestre do ano de 2016    Pag. 23 O NASCIMENTO DE UMA IDEIA desenvolvimento da DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL nos países da América Latina    Pag.  35

POLÍTICA E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Políticas e Normas A Revista Sociais de Aplicadas (RSA) é uma publicação da RSA que fomenta, abriga e divulga a produção de conhecimentos sobre teorias e práticas de avaliação. Com conteúdos de acesso aberto, aceita artigos em fluxo contínuo, com publicação imediata dos artigos aprovados, reunindo-os em um único número anual, exclusivamente em formato digital. A RSA aceita artigos em português, espanhol e inglês de autores de quaisquer nacionalidades. A linha editorial estimula produções multidisciplinares e intersetoriais e busca favorecer culturas avaliativas marcadas pelo respeito aos atores sociais, pluralidade e densidade metodológica, rigor na valoração e compromisso com a utilização dos estudos. Ao promover o uso das avaliações em temas de interesse público, a RSA busca contribuir para a garantia de direitos civis, políticos, ambientais e sociais no Brasil, para o aprofundamento da democracia e para uso inteligente de recursos públicos e privados. Orientações gerais Os trabalho...

REVISTA SOCIAIS APLICAS Vol. 01 - N° 02° / 02° quinz/12 Ano de 2025

   EXILADO EM PLENO SÉCULO XXI Matérias: